Os Erês são a energia da pureza e da alegria, as CRIANÇAS DA UMBANDA que trabalham com os elementais da natureza e possuem as características do elemento em que atuam, água, terra, fogo ou ar.
Muitas entidades, que atuam sob as vestes de um espírito infantil são muito antigas e trazem consigo grandes poderes que escapam à nossa imaginação. Trabalham na linha da Umbanda Sagrada como conselheiros e curadores, com a pureza peculiar das crianças.
Foram identificados como Cosme e Damião, santos cristãos curadores que trabalham com a magia dos elementos, e como Ibejis, gêmeos encantados do Ritual Africano Antigo. São espíritos de grande evolução, apesar das atitudes aparentemente infantilizadas. Os Erês ou crianças como são chamados não são espíritos de crianças desencarnados, mas sim seres encantados que atuam na regência de seus pais e mães orixás (Oxalá, Yemanjá, Ogum, Oxum e Iansã, e etc).
São espíritos sábios, de muita luz, que combatem pensamentos maus ou negativos. Representam a inocência e pureza do ser humano e as usam para melhor cumprir sua missão, em seus trabalhos espirituais dentro dos terreiros.
A Linha das Crianças é regida por Ibeiji – o único Orixá permanentemente duplo. Ibejí ou Ibejís são os Orixás africanos que protegem as crianças. Foram sincretizados com São Cosme e São Damião, santos guardiões da alegria e do amor.
Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.
Salve a Ibejada!
VOLTAR PARA