Orixá feminino (Obirinxá), considerada na Umbanda uma das Yabás, cujo significado é Mãe Rainha. Iansã pertence à 5° Linha ou Linha da Lei, que rege juntamente com Pai Ogum, sendo a ela atribuído o fator Direcionador/Cósmico e a ele o fator Ordenador/Universal. Ogum abre os caminhos e Iansã dá o direcionamento.
Senhora dos ventos e do fogo, Sua Irradiação Divina é de natureza eólica, força que confere movimento às nossas vidas, dissipando a inércia.
Na tradição Africana, seu nome original é Oiá/Oyà, que significa “Mãe do entardecer”, divindade das ventanias, dos bambuzais, dos redemoinhos e das tempestades.
Conta o Itan, mitologia Iorubá, que Oyà desejava ter filhos, mas não podia conceber. Foi então consultar-se com um babalaô, que a orientou que fizesse um ebó. Depois da oferenda Oyà teve nove filhos e por onde passava o povo dizia: “Lá vai Iansã”, que significa “Mãe de nove filhos”.
Nove também são as qualidades de Oyà no candomblé e quatro são as Oyàs de culto Igbale:
Oyà Petu: Senhora dos raios, ligada a Xangô;
Oyà Onira: Rainha da cidade de Ira, doce guerreira ligada a Oxum, veste rosa;
Oyà Bagan: guerreira dos ventos e dos estreitos das matas, ligada a Oxossi, Egun, Exú e Ogum;
Oyá Senó ou Sinsirá: Oyá raríssima, ligada Yemanjá e Airá;
Oyà Topè: mora no tempo ligada a Oxum e Exú;
Oyà Ijibé ou Ijibí: veste branco ligada a Oxalá ao vento frio;
Oyà Kará: veste vermelho, ligada a Xangô, ao fogo, aquela que carrega o ajerê fervendo na cabeça.
Oyà Leié: o vento dos pássaros, veste estampado, ligada a Ewá;
Oyà Biniká: Senhora do vento quente, ligada a Oxumare e Omolu;
Oyá Olokere ou Olokuere: ligada a Ogum, Odé, guerreira e caçadora;
Oyás de culto Igbalé:
Oyà Egunita Igbalé: a que vive com os mortos/eguns veste branco e mariwô, ligada a Oxala, Nanã, e ao vento do bambuzal;
Oyà Funan Igabalé: a que encaminha os mortos, veste branco e mariwô, ligada a Oxalá, Nanã e ao centro do bambuzal;
Oyà Padá Igbale: a que ilumina o caminho dos mortos, veste branco e mariwô ligada a Oxalá, Omolú e Nanã, no bambuzal;
Oyá Tanan ou Furé Igbalé: a que recebe no portal os mortos, veste branco e mariwô, ligada a Oxalá e Nanã no bambuzal;
Comumente na Umbanda apenas o Orixá Ogum se apresenta com diversas qualidades. Oyà se apresenta como Iansã e Iansã do Balè (dos mortos).
Saudação: Eparrei Oyá! (Olá, Iansã)
Data festiva: 4 de dezembro
Sincretismo religioso: Santa Bárbara
Cor: amarelo ouro ou rosa
Pedras: coral, cornalina, rubi, granada
Metal: cobre
Símbolo: raio
Ferramentas: espada de Iansã e eruexim
Oferendas: champanhe, acarajé, ipeté, bobó de inhame, manga rosa
Ponto de força: ventos, raios e tempestades.
Texto: Márcia Villaça
Fontes de pesquisa:
Livro: Mitologia dos Orixás de Reginaldo Pandi
Tese: de Juliana Leandro de Araújo: file:///D:/Downloads/000902309.pdf
Site: https://ocandomble.com/2008/09/11/qualidades-de-oya-iansa/
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