02 – RÁPIDA CONCENTRAÇÃO / DEFUMA COM AS ERVAS DA JUREMA

– RÁPIDA CONCENTRAÇÃO –

Após a etapa inicial do trabalho, realizamos uma rápida Concentração, uns 5 minutos com todo o grupo em silêncio.

Na doutrina daimista, há trabalhos que são realizados periodicamente, nos dias 15 e 30 de cada mês, chamados Concentração. Nesses trabalhos, criados pelo Mestre Irineu, o período de silêncio é de 2 horas. Depois desse tempo, é cantado o Cruzeirinho (a parte final do hinário O Cruzeiro).

Posteriormente, o Padrinho Sebastião estabeleceu trabalhos de Concentração, com períodos menores de silêncio, de 30 a 50 minutos, com hinos tocados e cantados antes e depois.

O objetivo dos trabalhos de Concentração daimistas é levar os participantes a uma interiorização meditativa que propicia o surgimento das Mirações (visões provocadas pela bebida sagrada).

Nos nossos trabalhos, realizamos uma rápida concentração para que os participantes possam pensam nos propósitos que os levaram a realizar aquele ritual e também para que emanem boas energias para as pessoas que amam e que não estão presentes. Também funciona para darmos um tempo para que a Ayahuasca comece a manifestar seu efeito.

– DEFUMAÇÃO – 

Vem em seguida a Defumação do salão e de cada um dos participantes do rito.

A principal função da defumação é limpar o ambiente de energias pesadas (tristeza, ansiedade etc.), equilibrando-o energeticamente. Tanto o Catolicismo quanto a Umbanda utilizam essa mesma técnica, com semelhante intenção.

Segundo os “erveiros” (estudiosos das propriedades das ervas santas), existem ervas que pertencem a três famílias: as Ervas Quentes, Ervas Mornas e Ervas Frias, cada uma delas sendo utilizada com propriedades medicinais e mágicas próprias.

Ao defumar, cantamos em primeiro lugar um ponto da tradição umbandista: “Defuma Com as Ervas da Jurema”.

DEFUMA COM AS ERVAS DA JUREMA

Defuma com as ervas da Jurema

Defuma com arruda e guiné

Benjoim, Alecrim e Alfazema

Ora, vamos defumar filhos de fé

………………..

Cabocla Jurema – Ver CABOCLA JUREMA

Arruda – Erva sagrada utilizada nas defumações. É utilizada para proteção e para retirar energias negativas.

Guiné – Erva sagrada utilizada nas defumações. Proteção e força.

Benjoim – Resina balsâmica, aromática, utilizada na confecção de incensos e na defumação. No campo farmacêutivo, é utilizada como expectorante, antisséptico e cicatrizante.

Alecrim – Erva sagrada utilizada nas defumações. É relacionada à clareza mental.

Alfazema – Erva sagrada utilizada nas defumações. Traz a força da mudança.

Filhos de Fé – São todos aqueles que compartilham a fé umbandista. Nosso Hinário Celebração tem grande influência da Umbanda, podendo ser considerado um hinário de Umbandaime (fusão entre Santo Daime e Umbanda). Após uma etapa de louvação aos Caboclos, sua parte central é uma Louvação dos Orixás, muito semelhante a uma Gira. No Hinário Aliança Universal, a força da Umbanda também está fortemente presente na primeira parte, dedicada a Caboclos ligados ao Comando Estelar (egrégora comandada pelos Mestres Ascencionados).