GANESHA
Ganesha é um dos mais conhecidos e venerados deuses do Hinduísmo.
O mito de Ganesha é o seguinte: um dia, Shiva foi meditar numa caverna e deixou sua esposa Parvati sozinha. A meditação de Shiva durou séculos e, durante esse tempo, Parvati decidiu ter um filho sozinha. Ela tirou Ganesha de sua própria carne, moldando um deus belíssimo.
Tempos depois, Parvati foi tomar banho e pediu que Ganesha guardasse a porta sem deixar ninguém entrar. Enquanto ela se banhava, Shiva voltou de sua meditação.
Ganesha, fiel ao pedido da mãe, não deixou Shiva entrar, acabando por lutar contra ele e todo seu exército. Ao perceber que Ganesha ia destruir todos seus soldados, Shiva cortou-lhe a cabeça.
Quando Parvati viu o que tinha acontecido, ficou irada, decidida a destruir o mundo inteiro. Shiva pediu perdão a esposa e reviveu Ganesha colocando no lugar de sua cabeça cortada uma cabeça de elefante. Shiva assumiu a paternidade de Ganesha e o nomeou chefe dos seus exércitos celestiais.
Nasceu assim o deus Ganesha. Ele é considerado o grande removedor de obstáculos, um grande proporcionador de sucesso e de fartura, mestre do intelecto e da sabedoria. Por conta do mito que diz que ele ficou como guardião do portal de Parvati, sua imagem é encontrada sempre na porta dos templos hindus e na porta das casas dos hindus como protetor.
Sua graça costuma ser invocada pelos devotos antes de iniciarem qualquer tarefa – por exemplo viajar, prestar uma prova, fazer uma reunião ou entrevista de trabalho ou realizar uma cerimônia. Lembra a atitude que temos com os Exús da Umbanda que, assim como Ganesha, são os primeiros que devem ser saudados e que têm como função guardar as tronqueiras e porteiras dos nossos lares e templos.
Que Ganesha destrua todos os obstáculos e nos abençoe com muita saúde e prosperidade espiritual, mental e material. Om Gam Ganapataye Namarah. Jay Ganesha!